[tta_listen_btn listen_text=”Ouvir o artigo” pause_text=”Pausar” resume_text=”Reiniciar” replay_text=”Replay”]
Carl Icahn, controlador da holding Icahn Enterprises, L.P, criticou short-sellers em um evento com investidores. Segundo o magnata, há lugar para vendedores a descoberto (short sellers), mas eles precisam parar de espalhar rumores falsos.
A declaração de Icahn vem meses depois da Hindenburg Research apontar que a Icahn Enterprises estava superalavancada e negociando com um prêmio excessivamente alto.
Quando uma casa de análises faz esse tipo de declaração em relatório, está indicando que as ações da empresa tendem a cair no curto ou médio prazo, fazendo com que investidores se desfaçam das suas ações ou mesmo vendam a descoberto, acelerando assim o processo de desvalorização dos ativos.
No Brasil tivemos um caso emblemático quando a Empiricus lançou um relatório recomendando vendas das ações da Traders Club (TRAD3), onde as ações chegaram a cair 10% logo após a divulgação do relatório.
A tese da Empiricus se mostrou correta e as ações da TC chegaram a cair 87% depois da publicação do relatório.
Short selling é sempre um tema delicado e levanta polêmica. Fundos de investimentos, como o de Carl Icahn, costumam ser grandes vendedores a descoberto.
Há alguns anos vimos o caso da GameStop que estava sendo vendida a descoberto por fundo e investidores se reuniram no reddit para fazer um short squeeze.
Mas será que Carl Icahn está correto? Vendedores a descobertos são realmente um problema?
Vamos tentar entender essa situação.
No mercado financeiro há investidores, hedgers e especuladores.
Ao contrário dos dois primeiros, os especuladores buscam lucros em um curto espaço de tempo buscando oportunidades no mercado.
Quando um especulador acredita que determinado ativo está sendo negociado acima do seu valor “justo”, ele pode realizar uma venda a descoberto, que é uma venda onde operador ainda não possui o ativo, mas consegue vendê-lo após alugar o ativo de outro investidor.
Short selling pressiona as ações apara baixo por criar uma visão pessimista sobre o futuro da companhia. Entretanto, ao iniciar uma venda descoberta o investidor está se expondo ao risco de o mercado frustrar suas expectativas e fazê-lo ficar com prejuízo.
Quando o mercado sobe, ninguém questiona os compradores por terem visões otimistas em relação ao mercado.
Vender a descoberto é um recurso legítimo que deve ser utilizando sempre que necessário. Assim como montar posições compradas.