FAQ: Mercado de Opções de Ações

FAQ MERCADO DE OPÇÕES

Nesta página você poderá tirar as principais dúvidas sobre o mercado de opções de ações.

É possível ganhar dinheiro com opções?

Sim. Opções de ações possuem uma grande variedade de estratégias que possibilitam lucro nos mais variados cenários. Apesar do grande potencial de ganho, investir no mercado de opções envolve riscos e o investidor precisa estar ciente do que está fazendo.

Quanto preciso para operar opções de ações?

É possível começar a operar opções com muito pouco dinheiro. A partir de R$ 10,00 você já pode comprar o seu primeiro lote de opções. Também é possível operar sem saldo na corretora, utilizando apenas as suas ações ou títulos do Tesouro Direto, além de CDB’s. O ideal é que você comece a operar opções com um valor baixo e que não vá precisar no curto prazo.

Qual a diferença entre call e put?

Call é uma opção de compra, ela dá o direito do titular comprar uma ação por um preço pré-estabelecido numa data futura. Uma put, pelo contrário, é uma opção de venda, ela dá o direito ao titular de vender uma ação numa data futura por um preço pré-estabelecido. A diferença entre call e put é que a call dá o direito de comprar a ação e a put dá o direito de vender a ação.

O que acontece se eu vender uma call a seco?

Vender call a seco é uma operação de risco ilimitado, uma vez que a ação pode subir indeterminadamente e você terá que comprá-la para entregar ao titular da ação. A maioria das corretoras não permite a operação, mesmo que haja alocação de margem. De qualquer forma, é uma operação que deve ser evitada, sobretudo por traders inexperientes.

O que é venda a seco de opções?

Vender uma opção a seco significa que você não tem interesse de comprar ou vender a ação objeto. Por exemplo, ao vender uma call a seco você quer apenas embolsar o prêmio recebido pela venda da call, mas para isso não tem a ação em carteira.

Quando vender uma put?

A venda de put é uma operação de caráter altista, ela deve ser realizada quando a tendência da ação for de alta. Também é importante considerar a volatilidade do ativo e se ele se encontra em uma zona clara de suporte.

É possível fazer day trade com opções?

Sim. Apesar da baixa liquidez do mercado de opções, é possível fazer day trade em opções de ações como PETR4, VALE3, BBAS3, B3SA3, BBDC4 e outras.

Qual a melhorar corretora para operar opções de ações?

XP Investimentos. Apesar das altas taxas, a XP oferece a melhor estrutura e o melhor sistema de risco para operar opções e montar a maioria das estruturas sem problemas. Se você possuir uma boa assessoria conseguirá um abatimento nas taxas.

Qual é a melhor plataforma para operar opções?

É preciso distinguir dois tipos de plataformas: a de análise e a de execução. Nem todas as plataformas de análise de opções possuem roteamento ou são boas para execução de ordens. A melhor plataforma de análise de opções é a OpLab, para execução de ordens é a PnT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *