Livro “Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias”, por Luiz Maurício da Silva

Por Francisco Costa
capa do livro Mercado de Opções: conceitos e estratégias

Assim como há pessoas, há livros que acabam se tornando lenda.

O livro do professor Luiz Maurício da Silva, Mercado de Opções: conceitos e estratégias, é um desses livros-lenda.

Por ser uma publicação independente, só é possível adquiri-lo diretamente com o autor e por um preço elevado pelo que estamos acostumados a pagar por livros.

 Se você tem curiosidade em saber porque esse livro se tornou tão popular, mesmo sendo restrito a um pequeno grupo de pessoas, este artigo traz alguns dos motivos.

O livro “Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias” é divido em 19 capítulos. Embora não haja uma divisão em módulos partes, é possível identificar seis partes que compõem o livro.

livro com dedicatória do autor
Dedicatória do autor na 5ª edição do livro Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias

Parte 1: Introdução ao mercado de opções e estrutura de mercado.

Nos primeiros 4 capítulos são apresentados os principais conceitos sobre o mercado de opções, os fundamentos, o mercado à vista e o mercado de futuros.

Parte 2: Precificação de opções

A segunda parte do livro se entende do 5 ao capítulo 13 e aborda em detalhes a precificação de opções.

Enquanto a maioria dos livros de opções se limitam a abordar dois modelos de precificação de opções, o binomial e o de Black-Scholes-Merton, o Prof. Luiz Maurício vai além e elucida modelos como Garman-Kohlhagen para moedas e Asay para opções sobre futuros.

Parte 3: Negociação e características do mercado de opções

A terceira parte é composta pelos capítulos 14 e 15. Essa parte prepara o terreno para a parte principal do livro que são as estratégias com opções. Aqui o leitor conhece em detalhes as características da negociação com opções e das estratégias.

Parte 4: As Estratégias

A quarta é composta pelo capítulo 16 e cobre as 173 estratégias com opções presentes no livro.

Além das tradicionais estratégias com opções, o prof. Luiz Maurício traz a luz dezenas de estratégias pouco comentadas como “Jelly Roll” e “Jade Lizard”

Parte 5: Complementos ao mercado de opções

A quinta parte traz visões sobre estratégias utilizadas por fundos de pensão, o cenário de derivativos e uma novidade da 6ª edição: o mercado de derivativos no mundo das criptomoedas.

Parte 6: Apêndices

A sexta e última parte é composta por apêndices que trazem informações adicionais sobre temas tratados no livro. Essa parte é para os mais curiosos que realmente gostam de se aprofundar nos temas.

Abaixo você pode ver em detalhes o sumário da 2ª reimpressão da 6ª edição em PDF.

O professor Su (Mestre dos Derivativos), que assina o prefácio da 6ª edição, gravou uma aula explicando algumas das estratégias abordadas no livro.

Você pode acessar o vídeo do professor Su clicando aqui.

Conclusão

Se você possui recursos e quer ter uma fonte confiável sobre o mercado de opções, o livro do professor Luiz Maurício é uma excelente opção de investimento.

Para adquirir o livro você deve falar diretamente com o autor. No site da editora Halip você encontra todas as informações de contato.

Caso não seja o momento de adquirir o livro Mercado De Opções, do prof. Luiz Maurício da Silva, aqui no portal temos uma lista de livros sobre opções indicados para os mais variados níveis.

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