O metajogo (metagame) é o maior motivador de ações dos grandes “players”
Andrew Smith
Há vários anos o presente texto circula na internet.
Entre um grupo de WhatsApp e outro, ele costuma ser mais lido por traders que utilizam leitura de fluxo (tape reading) em suas operações.
Embora atribuído ao Andrew Smith, não encontrei nenhuma referência que comprove a autenticidade do texto.
Por se tratar de um texto que circula há bastante tempo, não vi por mal editar e colocar em uma apresentação mais agradável de leitura. O PDF que circula por aí é um tanto quanto confuso, com sentenças demasiadamente longas e muitas vezes de sentido dúbio.
Fiz uma revisão para deixar os parágrafos mais curtos e mais fáceis de serem compreendidos.
Em alguns casos, como no exemplo de falso rompimento, o resultado se mostrou muito satisfatório.
Entendendo o metajogo
Andrew Smith define metajogo como o jogo fora do jogo, algo que se joga para além das ferramentas formais. Em suas próprias palavras, “Metagame é qualquer estratégia, ação ou método usado que transcende as regras internas do jogo, que usam fatores externos que afetam fatores internos ou vão além do suposto limite ou ambiente visível“
Usando o poker de exemplo, todos os jogadores recebem as mesmas cartas, estão submetidos às mesmas regras e ao acaso, mas isso não significa que eles não podem blefar, distrair ou até mesmo irritar o oponente de modo que ele fique em “tilt”.
Essas condutas são o que formam o metajogo no poker.
No mercado financeiro não é diferente.
Cada um dos participantes, ou players, busca tirar vantagens do outro uma vez que se trata de um jogo de soma zero: nenhum valor é criado, para que alguém ganhe outra pessoa terá que perder.
Por isso, confiar em padrões, sem prestar atenção nas intenções, pode ser uma armadilha muito arriscada.
Andrew Smith nos ensina que o contexto atual é mais importante para a tomada de decisão do que o passado recente.
Por se tratar de um texto curto, não é possível se aprofundar na microestrutura do mercado, com cada um dos participantes e suas motivações, mas ainda assim esse texto é uma excelente apresentação ao tema e que, em poucas páginas, pode evitar que você cometa erros homéricos na hora que estiver operando.
Apesar do metajogo ser uma ferramenta utilizada principalmente por traders de fluxo, o trader gráfico irá se beneficiar grandemente desse conteúdo e dessa leitura de mercado.
Independente da técnica que você utilize, operar no mercado financeiro envolve riscos. Seja consciente e respeite os seus limites.
Boa leitura!