Direitos e Obrigações no Mercado de Opções

Por Francisco Costa

Uma das primeiras barreiras de quem pretende operar no mercado de opções é se superar o medo de assumir uma posição que não poderá honrar.

Neste artigo você vai compreender os direitos e obrigações envolvidos na compra e na venda de opções.

Antes de detalhar esses direitos e obrigações no mercado de opções, precisamos revisar alguns conceitos. O primeiro deles é os tipos de opções.

Call e Put

No mercado de opções há dois tipos de opções: call e put.

Uma call é uma opção de compra, ela permite o titular a comprar um determinado ativo por um preço pré-estabelecido numa data futura em troca do pagamento de um prêmio.

Uma put é uma opção de venda que permite ao titular vender determinado ativo numa data futura por um preço pré-estabelecido.

Agora vamos entender um pouco sobre os participantes do mercado de opções.

Titular, lançador e vendedor

No mercado de ações, por exemplo, temos dois participantes principais: o comprador e o vendedor. No mercado de opções não é muito diferente, mas temos uma sutil diferença que muda todo o cenário.

No mercado à vista, como o de ações, só é possível negociar as ações após elas serem emitidas pela empresa. A partir daí há sempre um comprador e um vendedor, sem que novas ações sejam colocadas em circulação diariamente.

Por outro lado, no mercado de opções é possível criar opções de séries autorizadas a qualquer momento, isso significa que o número de opções disponíveis varia diariamente. O criador da opção é quem chamamos de lançador. É possível lançar opções tanto de compra quanto de venda.

Você também pode se interessar por

Quem compra essa opção lançada é quem passa a deter os direitos sobre a opção, esse participante é chamado de titular.

O titular pode manter essas opções até o dia do vencimento, sem nenhuma obrigação de vendê-las. Mas, ao se desfazer das opções, o titular passa a ser um vendedor.

A principal diferença entre um lançador e um vendedor é que o lançador criar a opção e o vendedor apenas se desfaz das opções adquiridas.

Conhecendo o papel de cada participante do mercado podemos analisar as operações possíveis com opções.

Operações com opções

Em caráter didático podemos dizer que é possível realizar 6 tipos básicos de operações com opções.

  1. Lançar opções de compra
  2. Lançar opções de venda
  3. Comprar opções de compra
  4. Comprar opções de venda
  5. Vender opções de comprar
  6. Vender opções de venda

1 – Lançar opções de compra

Ao lançar opções de compra, o lançador está assumindo uma obrigação contrária ao direito adquirido pelo comprador(titular).

Se uma opção de compra dar o direito de comprar um ativo por um preço pré-estabelecido, lançar uma opção de comprar gera a obrigação de vender o ativo para o titular pelo preço acordado.

2 – Lançar opções de venda

Lançar opções de venda gera a obrigação de comprar o ativo pelo preço combinado. Lembre-se que uma opção de venda permite a venda do ativo e lançar opções gera uma obrigação contrária ao direito de quem compra.

3 – Comprar opções de compra

A compra de uma call dá ao titular o direito de comprar o ativo pelo preço pré-estabelecido.

Quem compra opções está sempre adquirindo um direito, sejam elas opções de compra ou de venda.

4 – Comprar opções de venda

A compra de opções de venda garante ao comprador(titular) o direito de vender o ativo subjacente pelo strike da opção de venda. Assim como nas opções de compra, o direito de vender o ativo pode ser exercido até a data do vencimento (se for opção do tipo americana) ou na data do vencimento (se for opção do tipo europeia).

Vender opções de compra e de venda

A venda de opções realizada pelo titular, ou seja, por alguém que comprou previamente, não gera nenhum direito ou obrigação. Pelo contrário, ele repassa o direito adquirido.

Na plataforma ou no home broker você não encontrar a opção “lançar”, apenas comprar ou vender. Aqui utilizamos essa denominação com o objetivo deixar os conceitos mais claros.

Assim, podemos ter em mente que vender as opções adquiridas extinguem o direito. Da mesma forma que após lançar opções, sejam elas de compra ou de venda, a recompra dessas opções extingue a obrigação assumida no lançamento.

Vamos agora fazer um quadro resumindo.

OperaçãoParticipanteDireito/obrigaçãoRisco
Comprar opção de compraComprador/titularDireito de comprar o ativo subjacentePreder o prêmio pago
Comprar opção de vendaComprador/titularDireito de vender o ativo subjacentePerder o prêmio pago
Lançar opção de compraLançadorObrigação de vender o ativo subjacenteIlimitado
Lançar opção de vendaLançadorObrigação de comprar o ativo subjacenteLimitado até o ativo chegar a zero
Vender opção de compra ou de vendaComprador/titularZeragem de posição.

Esse é um quadro geral dos direitos e obrigações no mercado de opções. Caso queira saber mais sobre opções, leia o nosso Guia do Mercado de Opções ou navegue pelos artigos recomendados abaixo.

Você também pode se interessar por

Veja também

Deixe um comentário

Opções Facilitadas
As melhores opções para investimentos e trading da forma mais descomplicada possível.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso. Você pode obter mais informações clicando em saiba mais. Aceitar Saiba mais