O que são as gregas de uma opção

Por Francisco Costa

O termo pode parecer complexo, mas as gregas são bem simples de se entender.

Neste artigo você vai aprender o que são as gregas de uma opção, para que elas servem e como são utilizadas na precificação de uma opção de compra e uma opção de venda.

Em termos simples, uma grega é a sensibilidade de uma opção à exposição de um fator de risco.

O que afeta o preço de uma opção

O prêmio de uma opção é formado por pelo valor intrínseco e pelo valor do tempo, esse prêmio (que é o preço da opção) varia de acordo com alguns fatores.

São seis os fatores que afetam o preço de uma opção.

  1. O preço de exercício (strike). O preço pelo qual o ativo objeto (no nosso exemplo, a ação) será negociada.
  2. O preço do ativo objeto. O preço da ação quando a opção está sendo negociada.
  3. A data até o vencimento. Quando o comprador da opção poderá ser exercido. Embora haja uma data de exercício, há um tipo de opção (americana) que pode ser exercida a qualquer momento.
  4. A volatilidade do ativo objeto. Quanto a ação varia. Quanto maior a volatilidade, maiores são as chances de exercício.
  5. A taxa de juros livre de risco. A taxa de juros básica da economia. No mercado brasileiro essa taxa é representada pela Selic.
  6. O pagamento ou não de dividendos. Esse fator não é mais relevante desde que os strikes  das opções passaram a serem ajustados de acordo com o valor de dividendo pago.

Esses são os fatores que afetam o preço de uma opção e é possível medir o quanto a opção é sensível a cada um desses fatores com o auxílio das gregas.

Fator que afeta o preçoGrega
Preço do ativo objetoDelta, Gamma
Data de vencimentoTheta
Volatilidade do ativo objetoVega
Taxa de juros livre de riscoRho
Quadro de relação das gregas com a mudanças dos elementos que afetam o preço de uma opção

As gregas de uma opção

Há cinco gregas básicas que derivam do modelo de Black-Scholes-Merton.

Delta: mede a mudança do preço da opção a partir da mudança do preço da ação (é a velocidade da opção). Um delta positivo significa que a opção irá se valorizar se a ação subir, um delta negativo indica que a opção irá se desvalorizar se a ação subir.

Gamma: mede a mudança do delta em relação à mudança do preço da ação (é a aceleração). O gamma é positivo para posições long em calls e puts. Opções com gamma alta mudam de preço rapidamente a partir de pequenos movimentos no preço da ação.

Theta: mede a mudança o preço da opção em relação à mudança do tempo (decaimento). O theta de posições long em opções é negativo, isso significa que a opção irá se desvalorizar com o passar do tempo.

Vega: mede a mudança do preço da opção em relação à mudança da volatilidade histórica. O veja é positivo para posições long em opção. Um alto veja significa que uma pequena mudança na volatilidade da ação irá afetar significativamente a opção.

Rho: mede a mudança no preço da opção em relação à mudança da taxa de juros livre de risco. Rho é positivo. Uma opção com rho alto é benéfico para calls e prejudicial para puts.

Como calcular as gregas de uma opção?

As gregas são calculadas derivando o modelo de Black-Scholes-Merton.

Mas você não precisa se preocupar com isso, a maioria das plataformas calculam as gregas de forma automática. Algumas oferecem esse serviço de forma gratuita, como é o caso da opções.net.

O ProfitPro, da Nelogica, possui um módulo dedicado às opções com inúmeras funcionalidades. As versões mais simples precisam contratar de forma independente e custa R$ 29,90.

Caso você queira fazer o cálculo de maneira manual, eu tenho uma calculadora de opções para excel e você pode acessar clicando nesse link aqui.

Essa calculadora também permite calcular o preço justo de uma opção, melhor dizendo, o preço teórico.

Ela é gratuita e você pode fazer download ou copiar para o seu Google Drive.

Por que se importar com as gregas?

Muita gente acha que entender a dinâmica das gregas de uma opção é um trabalho inútil, mas não é bem assim.

Elas são uma excelente ferramenta para montagem e análise de estratégias com opções, mesmo quando se trata de estratégias mais simples, como Trava de Alta com Call ou Trava de Baixa Com Put.

Fazendo essa análise você poderá medir quanto poderá ganhar e quanto poderá perder em cada operação que montar e como ela irá se comportar de acordo com a mudança das variáveis.

Comportamento das gregas com a mudança de variáveis

Ter essa consciência permitirá seguir o seu trading plan de forma muito mais consistente.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Veja também

Deixe um comentário

Opções Facilitadas
As melhores opções para investimentos e trading da forma mais descomplicada possível.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso. Você pode obter mais informações clicando em saiba mais. Aceitar Saiba mais

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Novos artigos e informações sobre o mercado de opções